NG2- AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

DR1 - Tema:CONSUMO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
  • A partir da análise da fatura energética da sua habitação, estabeleça o seu perfil enquanto consumidor tendo por base as seguintes variáveis: gastos realizados, peso dos consumos associados aos hábitos culturais e de lazer, impacto ambiental das fontes energéticas usadas na energia consumida na sua habitação.
  • A poupança de energia faz naturalmente parte das suas preocupações quotidianas. Apresente  evidências dessas suas preocupações e dos seus compromissos com os valores ambientais em situações de aquisição, instalação e utilização de equipamentos e sistemas técnicos ou de intervenção na sua habitação tendo em vista a eficiência energética.
  • Apresente uma mensagem (poderá recorrer a diferentes tipos de linguagens, formatos comunicacionais, tipos textuais) destinada a sensibilizar terceiros para a necessidade da poupança energética.
  • Recorda-se de alguma campanha de sensibilização para a poupança de energia que tenha sido veiculada pelos mass media? Se sim, produza um comentário sobre ela (análise, interpretação, juízo crítico, relativamente à forma e conteúdo).
DR2 - Tema: RESÍDUOS E RECICLAGEM
  • Tendo como ponto de partido os seus próprios valores e compromissos ambientais, avalie o comportamento ambiental da organização onde trabalha ou trabalhou à luz das seguintes variáveis: destino dado aos resíduos, cumprimentos dos normativos legais, responsabilidade ambiental, compromisso com o ambiente. Caso julgue pertinente, apresente sugestões destinadas a melhorar o desempenho ambiental da organização avaliada.
  • A arte, para além de uma intenção puramente estética, por vezes,  procura agir sobre a realidade. A utilização de resíduos na produção artística assume claramente objetivos de intervenção social e ambiental de modo a levar as sociedades a adotarem modos de consumo e de produção mais amigos do ambiente. Procure informar-se sobre o tema e apresente um comentário sobre a obra (filme, documentário, obra literária, pintura, escultura, musica, etc.) de um ou mais autores que tenham esse tipo de preocupações.
  • Apresente uma mensagem (poderá recorrer a diferentes tipos de linguagens, formatos comunicacionais, tipos textuais) destinada a sensibilizar terceiros para a necessidade de adotar boas práticas no campo dos resíduos.
DR3 - Tema: RECURSOS NATURAIS 
  • A identidade geográfica e cultural de uma região depende, em parte, dos recursos naturais (hídricos, solo arável, paisagem, floresta e biodiversidade, etc.) existentes. Dê conta do estado ambiental dos recursos naturais da sua região (ameaças e oportunidades) através de uma video/apresentação/texto, destacando eventuais influências e potencialidades no desenvolvimento cultural, económico e social da região.
  • Investigue uma intervenção pública ou privada que tenha sido polémica por estar em causa a preservação de um determinado recurso natural, de preferência ocorrida na sua região. Elabore um texto argumentativo em que aborde o assunto (contextualizando o problema, referindo a posição das instituições intervenientes, os interesses eventualmente em confronto, os argumentos esgrimidos por uns e por outros, apresentado, devidamente sustentada, a sua posição sobre a solução encontrada).
  • Integra ou integrou alguma associação ambiental? Que opinião tem sobre o papel desempenhado pelas Organizações Não-governamentais do Ambiente na defesa e preservação dos recursos? Conhece o quadro legal em que atuam?
  • Participou em alguma iniciativa relacionada com a defesa do ambiente? Alguma vez apresentou uma exposição ou reclamação relacionada com questões ambientais? Já leu um texto, um conto, uma outra obra literária ou visualizou um documentário, um filme, um obra de arte sobre a temática dos recursos naturais? Será capaz de apresentar um comentário literário?
DR3 - Tema: CLIMA
  • As alterações climáticas são um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade, apesar do assunto não ser pacífico. Que conhecimentos possui relacionados como o tema? Como avalia a atuação das instituições (estados e organizações nacionais e internacionais) ao longo dos últimos anos em relação ao problema das alterações climáticas?
  • Em que medida os seus hábitos de vida e de lazer, a sua pegada ecológica, contribuem para a ocorrência de alterações climáticas? Como procura nas suas práticas pessoais e sociais atuar no sentido da minimização do problema do aquecimento global? Será capaz integrar a sua responsabilidade individual no quadro das responsabilidades coletivas no problema das alterações climáticas, tendo em conta estilos de vida, os modos de produção, atividades de lazer e práticas culturais?
  • Apresente sugestões tendo em vista mudanças na sociedade em que vide de modo a torná-la mais amiga do ambiente, mais preocupada com as questões da sustentabilidade (nas dimensões ambiental, económica e social).
  • Já leu alguma a crónica ou livro, já viu algum filme, fotografia ou documentário sobre as temáticas das alterações climáticas? Se sim que reflexou lhe suscitou? Que opinião tem sobre o modo como os meios de comunicação social têm abordado o tema/problema das alterações climáticas?