NG: EQUIPAMENTOS E SISTEMAS TÉCNICOS

NG EST
DR1 - Tema: EQUIPAMENTOS DOMÉSTICOS
  • Faça um levantamento dos equipamentos e sistemas técnicos que utiliza no dia a dia em contexto privado, para aceder à cultura, à informação e para comunicar (por exemplo, câmara de vídeo, máquina fotográfica, computador, telemóvel, etc.). Analise-os tendo em conta variáveis  tais como aspetos técnicos, preço, design,  potencial linguístico e comunicacional, etc..
  • Partindo da sua própria experiência, reflita sobre a importância  de se comprar responsavelmente equipamentos domésticos, tendo em conta variáveis financeiras, sociais, ambientais, entre outras. 
  • A utilização de certos equipamentos e sistemas técnicos permite aos utilizadores desenvolver competências  linguísticas, comunicacionais e culturais quer como consumidores quer como produtores.  Considera-se uma pessoa culta? Os seus consumos estarão mais ligados à cultura erudita, à cultura popular ou à cultura de massas? Reflita sobre a sua relação com os equipamentos e sistemas técnicos e o impacto que tiveram no seu desenvolvimento linguístico, cultural e comunicacional. 
  • De que modo as tecnologias ligadas ao consumo e à produção cultural utilizadas em contexto privado terão contribuídos para as alterações comunicacionais e culturais observadas nos últimos anos? Centre a sua reflexão na evolução de um equipamento à sua escolha.
DR2 - Tema: EQUIPAMENTOS PROFISSIONAIS
  • Faça um levantamento dos equipamentos e sistemas técnicos que costuma usar na sua vida profissional, nomeadamente os utilizados nos processos comunicacionais. Escolha onde desse equiapmentos e reflita sobre o seu impacto nos processos comunicacionais das organizações.
  • Costuma utilizar a escrita para comunicar em contexto profissional. Se sim, apresente evidências de textos por si produzidos.  Analise as estratégias comunicacionais (de marketing, publicitárias, etc.) usadas pela sua organização. Se tivesse que desenvolver uma campanha publicitária para promover os produtos/serviços da sua empresa como agiria tendo em conta variáveis como o custos, meios, técnicas, etc.?
  • Costuma utilizar os manuais de instrução para a montagem e uso de equipamentos profissionais? Compreende o sentido dos textos, dos desenhos e diagramas neles apresentados? Escolha um equipamento técnico e evidencie competências linguísticas associadas à utilização de um equipamento que costuma usar no seu dia-a-dia.
  • Que procediemtnos ao nível da prevenção e da segurança estão definidas na organização onde trabalha associadas à utilização de equipamentos profissionais? Já frequentou formação tendo em vista a boa utilização dos equipamentos que utiliza na sua atividade profissional? Se sim, apresente evidências.
  • Já leu algum artigo, crónica, livro ou viu algum filme, documentário, etc. em que sejam abordadas as consequências para os trabalhadores e para as organizações decorrentes da utilização de equipamentos e sistemas técnicos? Será capaz de apresentar um resumo e um comentário?
DR3 - Tema: UTILIZADORES, CONSUMIDORES E RECLAMAÇÕES
  • Costuma ocupar o seu tempo com atividades culturais (visitar a museus, conhecer património, frequentar bibliotecas, ir ao cinema, ao teatro, a concertos, etc)? Que aprendizagens relevantes considera ter obtido fruto dos seus hábitos culturais? Escolha uma área cultural e faça um levantamento dos equipamentos e sistemas técnicos usados nesses área, mostrando de que modo a evolução desses equipamentos teve impacto na produção e consumo ? Já alguma vez se associou a alguma iniciativa institucional visando o desenvolvimento de atividades culturais? 
  • Como costuma interagir com diferentes instituições (públicas e privadas) para resolver problemas de vida, cumprir deveres e reclamar direitos de cidadania (apresentando sugestões, exposições, requerimentos, reclamações, elogios, etc.)? Nessa sua interação, oralmente ou por escrito, costuma recorrer a equipamentos e sistemas técnicos? Se sim, apresente evidências .
  • Partindo das suas próprias experiências ou tendo por base um texto sobre o assunto, reflita sobre o modo como a evolução dos equipamentos e sistema técnicos foi alterando a relação dos cidadãos com as instituições (públicas e privadas), analisando vantagens e riscos daí decorrentes.
DR4 - Tema: TRANSFORMAÇÕES E EVOLUÇÕES TÉCNICAS
  • Tendo por base o conhecimento que eventualmente possa ter de equipamentos e sistemas técnicos existentes nos equipamentos culturais (teatros, museus, espaços de exposições, cinemas, centros culturais, musicais, etc.), que opinião tem sobre o modo como as inovações técnicas ligadas aos equipamentos culturais produziram alterações na forma de produzir e de percecionar diferentes áreas culturais? Será capaz relacionar a invenção e a evolução de alguns equipamentos e sistemas técnicos com a generalização do acesso a certos bens culturais e às diferentes formas de expressão artística?
  • De que modo as transformações e evoluções técnicas fizeram evoluir os diferentes géneros artísticos (teatro, fotografia, cinema, literatura, pintura, escultura, arquitetura, música, etc. e mudar as relações entre eles)?
  • Tem por hábito ler artigos, crónicas, livros, ver filmes, documentários, peças de teatro, exposições, ouvir música, fazer viagens, etc.)? Se sim, apresente evidências desses seus hábitos e escolha uma situação que lhe tenha proporcionado a reflexão sobre o tema da mudança operada pela evolução dos equipamentos e sistemas técnicos no campo da língua, da cultura e da comunicação (fotografia, teatro, cinema, música, livro, jornal, rádio, televisão, Internet, etc.).