NG4- GESTÃO E ECONOMIA

DR1 - Tema: ORÇAMENTOS E IMPOSTOS
  • Aborde as suas práticas culturais (leitura de livros, jornais, revistas, ida a concertos, exposições, visualização de filmes, documentários, peças de teatro, viagens, etc.) e trace o seu perfil em matéria de consumos culturais, tendo em conta variáveis como preferências e seus motivos, recurso às novas tecnologias, custos no quadro do seu orçamento familiar, competências linguísticas, comunicacionais e culturais adquiridas.   
  • Tendo por base o orçamento familiar, reflita sobre a importância de se planear a vida financeira e de se desenvolverem estratégias destinadas a evitar o sobreendividamento.
  • Apresente evidências de competências de relacionamento com os serviços tributários para cumprimento das obrigações fiscais ou para com a segurança Social através do recurso a  meios eletrónicos (internet), dando conta dos cuidados adotados no domínio da segurança.
DR2 - Tema: EMPRESAS, ORGANIZAÇÕES E MODELOS DE GESTÃO
  • Descreva as funções que exerce na sua atividade profissional.  Caraterize a sua empresa/instituição no que diz respeito ao modelo de organização de trabalho e de gestão (apresentar organigrama), tendo em conta aspetos tais como trabalho em equipa, relações humanas, grau de satisfação dos trabalhadores, formas e processos comunicacionais, relações com os clientes e fornecedores, etc.. Sugira mudanças visando melhorar o clima organizacional e a otimização dos resultados na área da produtividade.
  • Tendo por base as suas experiências de vida, avalie a sua postura face à inovação e às mudanças tecnológicas. Procure refletir sobre o futuro do trabalho humano e das organizações (empresas, organizações empresariais e dos diferentes setores, sindicatos, etc.).. 
  • Conhece alguma instituição/empresa/serviço que se dedique à atividade cultural? Procure informar-se sobre o modelo de gestão dando conta de aspetos tais como trabalho em equipa, processos comunicacionais, lugar dado às novas tecnologias, contributo para o desenvolvimento cultural dos cidadãos em geral e da comunidade onde se insere em particular.
  • Escolha um romance/conto/crónica/imagem/pintura/filme/documentário que aborde temas relacionados com o mundo do trabalho tais como deontologia profissional, funcionamento e gestão das empresas, conflitos laborais resultantes de diferenças culturais e produza sobre ele um comentário.
DR3 - Tema: SISTEMAS MONETÁRIOS E FINANCEIROS
  • Costuma preocupar-se com o que se passa nas suas autarquias (Junta de Freguesia e Câmara Municipal) e na administração central, designadamente no que diz respeito à gestão dos respetivos orçamentos? Que ideia é que tem do peso das despesas com a cultura (projetos e ações materiais e imateriais) integrados no Orçamento de Estado e das autarquias do seu concelho e da sua freguesia?  Faça um levantamento das atividades culturais existentes no seu município e procure informa-se sobre os seus custos. Emita uma opinião sobre  a natureza dessas atividades à luz do binómio custos/resultados. 
  • Já leu algum livro/artigo ou viu algum documentário/filme que aborde o tema da crise económico-financeira que vivemos? Que opinião foi formando sobre os seus fundamentos? 
  • Como foi a sua adaptação ao acordo ortográfico? Conhece as principais alterações que ele veio introduzir na Língua Portuguesa? Tendo em conta a polémica instalada em Portugal sobre a matéria, como avalia os argumentos utilizados a favor e contra, nomeadamente os de natureza económico-financeira?
  • Ler jornais ou revistas, ver televisão ou ouvir rádio faz parte dos seus hábitos quotidianos? Que mudanças tem observado no que diz respeito à natureza e à qualidade do serviço prestado, particularmente da informação apresentada? Haverá alguma relação entre essas mudanças e as dificuldades financeiras porque passam a maioria dos meios de comunicação social? Tendo em conta que dos mass media se espera que prestem um serviço público, que soluções propõe para que possam continuar a fazê-lo e ao mesmo tempo serem sustentáveis financeiramente?
DR4 - Tema: USOS E GESTÃO DO TEMPO
  •  Em que medida o fator tempo condiciona a gestão da sua vida familiar, social, profissional e cultural? Tendo por base diferentes situações de vida, consegue ligá-las a diferentes noções de tempo como o tempo cronológico, tempo social, tempo real, tempo histórico, tempo deferido? Dispõe de tempo para cooperar nos seus projetos coletivos (com familiares, amigos, colegas de trabalho …)? Participa na planificação de estratégias para desenvolvimento desses projetos?
  • Costuma utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação para interagir em tempo real nomeadamente para comunicar, conversar, jogar, participar em eventos diversos, nomeadamente os de natureza cultural e de lazer? Que vantagens e desvantagens encontra nesses processos de interação em tempo real?
  • Como vê as mudanças operadas no campo cultural e mais especificamente no domínio da produção artística em resultado da crescente utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação? E no domínio dos processos de gestão tendo em conta os seus efeitos no modo de produzir e transmitir informação?
  • Como analisa a evolução da Língua Portuguesa ao longo dos tempos, tendo em conta fatores económicos, fenómenos de mobilidade e de aculturação e, nos últimos anos, o enorme desenvolvimento das Tecnologias de Informação e de Comunicação?
  • Já alguma vez redigiu um texto para um jornal, uma revista, um blog, uma página WEB? Já produziu um vídeo (documentário ou filme) para alojar na WEB ou um programa para a rádio? Será que a linguagem, os diferentes discursos terão alguma coisa a ver com o fator tempo? Tendo por base os seus consumos mediáticos, é capaz de demonstrar que os discursos e as formas utilizadas são condicionadas pelo fator tempo?