NG3- SAÚDE

DR1 - Tema: CUIDADOS BÁSICOS
  • Como ocupa o seu tempo de lazer (refira as atividades realizadas individualmente ou em conjunto com outras pessoas,  tais como exercício físico, atividades amadoras ou de exploração da natureza, participação em eventos culturais, recreativos, ou desportivos, etc.) Reflita sobre a adequação desses seus hábitos de lazer a umestilo de vida saudável.
  • Costuma dizer-se que prevenir é sempre melhor que remediar. Interprete o sentido deste dito popular procurando demonstrar que atuou assertivamente ao nível dos cuidados básicos de saúde (alimentação, vacinas, cuidado com os familiares, contacto com profissionais de saúde, etc.).
  • Costuma atender a opiniões técnicas especializadas, ler artigos científicos, revistas da especialidade, folhetos, ver documentários, etc. que abordem assuntos relacinados com os cuidados básicos de saúde?  Escolha Poderá resumir e comentar alguma dessas leituras? Tem por hábito acompanhar o que os media publicam sobre cuidados básicos de saúde? Que papel lhes atribui nesse domínio, tendo em conta a obrigação de prestarem serviço público?
DR2 - Tema: RISCOS E COMPORTAMENTOS SAUDÁVEIS
  • Costuma frequentar atividades culturais que do ponto de vista profissional sejam exigentes em matéria de condições de trabalho, segurança social e certificação profissional (bailado, dança, etc.)? Apresente um texto sobre as especificidades próprias desses grupos profissionais no que diz respeito a condições de trabalho, idade de reforma, segurança social, certificação profissional, comparando o que se passa nesse domínio em Portugal e noutros países da União Europeia?
  • Faça um levantamento dos recursos (cartazes, circulares, regulamentos ou outro material informativo) e procedimentos comunicacionais existem na organização onde trabalha ou trabalhou tendo em vista a difusão de práticas de higiene, prevenção e segurança no trabalho, procurando refletir sobre a sua adequação aos objetivos visados.
  • Reflita sobre as suas práticas em contexto profissional em matéria de higiene, segurança e prevenção de acidentes e doenças profissionais. Avalie o grau de cumprimento dos normativos legais nesses domínios na organização onde trabalha ou trabalhou, a formação ministrada nesse campo, seu impacto organizacional e  acompanhamento/fiscalização/monitorização que é feito por parte das autoridades competentes. Apresente sugestões visando melhorar o desempenho organizacional na área dos riscos e comportamentos saudáveis.
DR3 - Tema: MEDICINAS E MEDICAÇÃO
  • Analise reflexivamente as suas práticas no campo da medicação (compra de medicamentos com ou sem receita médica,  recurso ou não à automedicação, respeito pelo constante das bulas, influência das campanhas publicitárias ou de marketing no consumo de medicamentos, consumo de produtos naturais, normalmente associados às medicinas não convencionais).
  • A partir de situações de vida avalie a forma como se relaciona com as instituições de saúde (centros de saúde, hospitais públicos/privados) e a forma como estas se relacionam com os cidadãos, enfatizando os aspetos comunicacionais. 
  • A partir do conhecimento/contacto que possa ter no domínio das medicinas não convencionais, produza uma reflexão em que procure explicar as razões da sua crescente penetração e aceitação no mundo ocidental, tradicionalmente mais virado para as medicinas convencionais.
  • São recorrentes as campanhas/publicações/debates que visam dotar os cidadãos de conhecimentos úteis  para atuarem assertivamente face a certos problemas de saúde (obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, doenças sexualmente transmissíveis, toxicodependência, planeamento familiar, etc.). Partindo das suas próprias vivências, escolha um dos problemas referenciados e apresente um texto de informação e alerta sobre como agir assertivamente nesse campo.
DR4 - Tema: PATOLOGIAS E PREVENÇÃO
  • O envelhecimento tornou-se um dos maiores desafios das sociedades atuais. Partindo das suas vivências pessoais, familiares ou sociais no âmbito das questões associadas ao envelhecimento apresente um texto reflexivo sobre a temática, tendo em conta variáveis como patologias e formas de prevenção, impacto financeiro e desafios à sustentabilidade dos sistemas de saúde e de segurança social, (cuidados de prevenção, riscos, assistência médica, valores, expectativas, maneiras de experienciar esta fase de vida, a participação na vida social, autonomia dos indivíduos, acesso a serviços de qualidade, etc.)?
  • Tendo em conta o seu estilo de vida, perspetive o seu próprio envelhecimento (cuidados tendo em vista o envelhecimento saudável, ativo e com qualidade de vida).
  • Escolha um romance/conto/crónica/poema/imagem/pintura/filme/documentário que aborde o tema do envelhecimento e comente-o confrontando a perspetiva apresentada com a perceção social deste fenómeno.